Um golpe começou a circular na rede utilizando um arquivo mal-intencionado muito parecido com a Ferramenta de Remoção da BitDefender. O mecanismo falso, na verdade, deleta todo o conteúdo do “C:\ drive” do computador.

A falsa “ferramenta de remoção”, identificada como “Trojan.BAT.Delall”, exibe um ícone que representa uma seringa. Após executar o mecanismo, um arquivo em lotes realiza alguns ajustes no Registro do usuário e então, todos os documentos do drive já mencionado começam a ser apagados.

O golpe se inicia com o vírus Trojan que, antes de ser eliminado, troca a configuração dos botões do mouse e muda as associações dos arquivos, trocando por “exe”, “mp3” e “arquivos de vídeo”, com a finalidade de evitar que esses arquivos sejam abertos.

O vírus também tenta deletar todos os arquivos, com exceção dos que estão em uso – que são poupados. E após 10 minutos, o Trojan obriga o sistema a reiniciar. Depois disso, provavelmente o sistema não será mais reconhecido.

A BitDefender afirma que já adicionou uma assinatura contra essa ferramenta falsa, e sugere aos usuários que, sempre ao baixar aplicativos gratuitos da Internet, tenham certeza de que o site é confiável e de que o seu antivírus examine o respectivo aplicativo. E se possível, apenas faça o download dos arquivos direto do site oficial da empresa que criou o produto.

Fonte: Monica Campi, de INFO Online

PDF Printer    Enviar artigo em PDF para