Archive for dezembro, 2011

Tutorial – Comando Inversor MicroMaster 440 Profibus-DP + CLP Siemens S7-300

 

Este tutorial tem por objetivo descrever como é feito o comando do inversor Micromaster 440 em rede profibus-dp utilizando, neste caso, um CLP Siemens S7-300.

Para estabelecer a comunicação via rede profibus-dp com o inversor Micromaster 440 você precisa ter o módulo de comunicação Micromaster 4 Profibus Module 6SE6400-1PB00-0AA0

Configuração no CLP

Primeiro devemos buscar com o fabricante a versão mais recente do arquivo GSD, para este nosso caso utilizaremos o GSD que esta disponível para download no final do artigo. Após fazer o download do arquivo, basta abrir o HW  Config e clicar em Options > Install GSD File, para fazer a instalação do GSD.

Depois de finalizada a instalação, basta localizá-lo e inserí-lo na rede Profibus previamente configurada no projeto, atribuindo um endereço de rede que ainda não esteja sendo usado. Abaixo tem-se uma imagem para ajudar a localizar o GSD depois de instalado.

Após inserir o Micromaster na rede devemos configurar a quantidade de palavras de dados que o mesmo possuirá na rede (PZD), para o nosso caso usaremos PPO 3, 0 PKW, 2 PZD.

 

Ao inserir o PZD o software já determina as memórias que serão utilizadas na comunicação entre os equipamentos, para alterar basta dar dois cliques no slot 2 do PZD escolhido.

Certifique-se que o inversor esta com o endereço profibus-dp devidamente configurado. Faça o download do programa para o CLP.

Programação Ladder

Após definidas as configurações de hardware e palavras que serão trocadas precisamos enviar os comandos para deixar o inversor pronto para partir (operar).

Com base nas definições de hardware teremos as seguintes funções em cada palavra.

PIW268 – Status Comando

PIW 270 – Freqüência Atual

PQW264 – Word Comando

PQW266 – Referencia Freqüência

Usaremos as seguintes memórias:

M20.0 – Comando Liga Inversor (1 – Ligar, 0 – Desligar)

MW202 – SP Referencia de Freqüência

Conforme consta no manual do módulo profibus-dp, precisamos setar os bits 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 10 da palavra de controle para 1. O valor em decimal dos bits citados anteriormente é 1150, que também será o nosso comando desligar inversor. Faremos a lógica abaixo:

 

Para enviar o comando de ligar temos que setar o bit 0 para 1. Escreveremos o valor 1151 na PQW 264. Utilizaremos a lógica abaixo:

Para a referência de velocidade escreveremos o valor na MW200 e utilizaremos um bloco MOVE para mover o valor da MW202 para a PQW266. Faremos a lógica da seguinte forma:

Descarregue o programa no CLP, para o nosso teste fizemos o ladder no OB1.

Para reconhecer os alarmes do inversor via rede você deve fazer um set-reset no bit 7 da word de controle.

Na word de status você pode obter as informações on line do inversor, para saber se possui alarme ativo para verificar o status do bit 7.

Caso você queira escrever um valor fixo de freqüência poderá substituir o endereço MW202 direto pelo valor de freqüência desejado. Lembrando que o range de freqüência é de 0 – 16384 (0 – 60 Hz)

Para escrever na MW202 você deve abrir uma Variable Table (VAT), no menu vá em PLC -> Monitor/Modify Variables.

Caso você não tenha realizado ainda o comissionamento rápido do seu inversor, leia o nosso artigo que fala sobre este assunto.

GSD Micromaster 440 – http://support.automation.siemens.com/WW/llisapi.dll?func=cslib.csinfo&lang=en&objid=6567719&caller=view

Instalação GSD: http://support.automation.siemens.com/WW/llisapi.dll/2383630?func=ll&objId=27833171&objAction=csView&nodeid0=10805384&lang=en&siteid=cseus&aktprim=0&extranet=standard&viewreg=WW&load=treecontent

Manual Micromaster 440 – http://support.automation.siemens.com/WW/llisapi.dll/csfetch/6586565/MM4_PB_OPI_en_0202_I.pdf?func=cslib.csFetch&nodeid=6586567&forcedownload=true

Create PDF    Enviar artigo em PDF para

Tutorial – Configuração Digigate Profibus-DP + CLP Siemens S7-300

 

Este tutorial tem por objetivo descrever como é feita a configuração do Digigate Profibus utilizando, neste caso, um CLP Siemens S7-300.

 

Estrutura para Realização dos Testes

Configuração no CLP

Após feita toda a estrutura da rede Profibus e ModBus (ver manual do Digigate no site da Novus) e com o programa carregado no CLP, deve-se baixar o arquivo GSD do Digigate para ser inserido na parte de Hardware do projeto no Simatic Manager.

Após fazer o download do arquivo, basta abrir o HW Config e clicar em Options > Install GSD File, para fazer a instalação do GSD do Digigate.

Depois de terminada a instalação, basta localizá-lo e inserí-lo na rede Profibus previamente configurada no projeto, atribuindo um endereço de rede que ainda não esteja sendo usado. Abaixo tem-se uma imagem para ajudar a localizar o GSD depois de instalado.

No HW Config, ao inserir o arquivo GSD, o próprio software determina alguns endereços de escrita e leitura:


Os primeiros registros, neste caso, PIW256 para leitura e PQW256 para escrita, são usados para status, sendo que para fazer um comando de escrita, temos que inverter o valor do bit 14 da PQW256, como descrito na página 09 do Manual de Instruções do Digigate, disponível no site da Novus.

Configuração no Digigate

Na configuração do Digigate deve-se definir, as configurações da rede “Modbus” de acordo com as suas características e na aba “Profibus” o mesmo endereço que foi definido no projeto do CLP, que é o endereço do Digigate na rede Profibus.

Na aba “Entrada de Dados” deve-se definir o endereço do escravo que será lido. Neste caso, utilizamos um controlador de processos da Novus (N1100) apenas para realização dos testes. Para isto, tem-se a necessidade de ter em mãos a tabela de registradores do dispositivo Modbus para que sejam definidos os endereços para realizar a leitura.

Na aba “Saída de Dados”, da mesma forma, deve-se, com a ajuda da tabela de registradores do dispositivo Modbus, definir os endereços que se deseja escrever. Neste caso também utilizamos o controlador de processos N1100, cujo endereço é está definido como 5.

Solicitações de tutorias podem ser enviadas para valcionei@automatec-sc.com.br que na medida do possível estaremos disponibilizando neste canal.

Create PDF    Enviar artigo em PDF para