É primordial nos dias de hoje saber como criar uma senha segura. No dia-a-dia utilizamos muitos serviços online e precisamos ter uma senha bem complexa e segura para não ter problemas de contas hackeadas, evitando assim muitas dores de cabeça.

Hoje, com certeza, você deve ter no mínimo uma senha para acessar o computador, senha para acessar seu email, senha para acessar seu Orkut, Facebook, MSN fora outros serviços que são necessários diariamente.

Infelizmente muitas pessoas ainda usam a data do aniversário, o próprio nome, nome de ídolos e a famosa senha 123456. Utilizar esse tipo de senha é pedir para ter a privacidade invadida.

Como criar uma senha segura

Uma senha segura dever ter, no mínimo, 8 caracteres envolvendo letras, números, caracteres especiais e, se possível, alguns caracteres em maiúsculo.

Exemplo de senha segura: $90Tiow*98#

No entanto uma senha como esta pode se tornar impossível de lembrar, mas é possível criar uma senha segura e forte usando a criatividade. Você pode, por exemplo, juntar alguns caracteres especiais, números e letras baseados em gostos pessoais ou associações de palavras.

Ex.: #bng2011DT$

Parece difícil recordar? Não. É simples. Optei por começar minha senha com # e terminar por $ com o ano no centro e uma referência ao Blog da Nova Gradiente e ao meu blog.

#BlogNovaGradiente2011DesignTecnologico$

Obviamente que usar uma senha desse tamanho é desnecessário. É importante associar a senha a alguma coisa que você goste e que nunca vai esquecer. De preferência não use a mesma senha em todos os serviços que está cadastrado.

Como saber se a senha é realmente forte?

É agora que vem a dica. Você cria uma senha, mas como saber se ela é realmente forte?

Existe um aplicativo web que permite medir a força da senha, o Password Meter. Através dele você pode saber se sua senha é realmente forte e segura.

Seu funcionamento é bem simples.

1 – Acesse o Password Meter;
2 – Informe sua senha no campo “Password”;

O importante é manter o “Score” 100% e o campo “Complexity” como Very Strong. O serviço mostra um relatório com estatísticas de força e segurança da sua senha. Quando aparecer o ícone azul é porque sua senha está excepcional, verde é aceitável, amarelo atenção e vermelho quando é preciso melhorar a senha.

Apesar das pessoas não se preocuparem em criar uma senha forte é bom ter em mente que ter sua privacidade violada pode ocasionar em diversas dores de cabeça. Usando a criatividade é possível criar um password seguro, forte e fácil de lembrar.

Fonte: Blog Gradiente

PDF Creator    Enviar artigo em PDF para